Praias abertas em Santa Catarina!

Melhor foto do primeiro dia de liberação do surf. Praia do mar grosso, Tow-In. 







Oficialmente, começa dia 15 de maio a temporada de pesca da tainha em todo o litoral catarinense. O período de pesca, que vai até o dia 15 de julho, durante dois meses deixa quase todas as praias do Estado fechadas para a prática do surf e demais esportes aquáticos. Os pescadores dizem que os surfistas e turistas espantam o peixe. Os surfistas querem aproveitar o mar e suas ondas, que durante o inverno ficam maiores e melhores. Com interesses conflitantes, os atritos, as ameças e as agressões, infelizmente são bastante comuns. 

Surfistas e pescadores são dois grupos de pessoas que vivem do mar, com o mar, e para o mar. É muito comum acontecer a inter-relação entre as atividades (o surfista também ser pescador, e os pescadores também serem surfistas, ou pai de surfistas). Uma atividade complementa a outra e pode (e deve) transcorrer de forma tranqüila e amistosa. Os surfistas admiram e respeitam a pesca e convivem de forma tranqüila com os pescadores. O contrário é que parece não acontecer.Para os pescadores os surfistas não passam de um bando de desocupados e que só atrapalham a pesca, o que não é verdade.

Todo sujeito que surfa no sul do Brasil sabe muito bem que o surfista não espanta a tainha ou os outros peixes. Os cardumes passam no meio do crowd chegando a bater nas pernas e nas pranchas, demonstrando que não sentem medo de nós surfistas. Sem falar que os surfistas não matam e não são predadores dos peixes, nem representam qualquer ameaça de perigo às tainhas, que convivem com os surfistas em praticamente todas as praias do Brasil, justamente por não oferecermos perigo algum aos peixes.






Existe um "acordo de cavalheiros" , entre surfistas e pescadores, de quando o mar subir e as canoas não puderem entrar, os pescadores abrem as praias para os surfistas. Mas esse acordo nem sempre funciona. São muitos os dias de ondas grandes e mar grosso que passam sem aproveitamento algum para a pesca e que o surf fica proibido. O problema é que não existe acordo nenhum para os pescadores. Ano passado, em Garopaba, eles nao abriram as praias mesmo nos dias de ondas acima de 2 metros, e esse ano já falaram que também não vão abrir.
Mas enfim, por ironia do destino, o último dia da temporada da tainha proporcionou condições épicas em uma famosa máquina de ondas da região. A temporada foi aberta com chave de ouro e com altas ondas.

 Onde fica essa onda? Quem conhece sabe. E quem não sabe, fica na curiosidade.

  



This entry was posted on segunda-feira, 16 de julho de 2012 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply