Melhor foto do primeiro dia de liberação do surf. Praia do mar grosso, Tow-In.
Oficialmente, começa dia 15 de maio a temporada de pesca da tainha em todo o litoral catarinense. O período de pesca, que vai até o dia 15 de julho, durante dois meses deixa quase todas as praias do Estado fechadas para a prática do surf e demais esportes aquáticos. Os pescadores dizem que os surfistas e turistas espantam o peixe. Os surfistas querem aproveitar o mar e suas ondas, que durante o inverno ficam maiores e melhores. Com interesses conflitantes, os atritos, as ameças e as agressões, infelizmente são bastante comuns.

Todo sujeito que surfa no sul do Brasil sabe muito bem que o surfista não espanta a tainha ou os outros peixes. Os cardumes passam no meio do crowd chegando a bater nas pernas e nas pranchas, demonstrando que não sentem medo de nós surfistas. Sem falar que os surfistas não matam e não são predadores dos peixes, nem representam qualquer ameaça de perigo às tainhas, que convivem com os surfistas em praticamente todas as praias do Brasil, justamente por não oferecermos perigo algum aos peixes.

Mas enfim, por ironia do destino, o último dia da temporada da tainha proporcionou condições épicas em uma famosa máquina de ondas da região. A temporada foi aberta com chave de ouro e com altas ondas.
Onde fica essa onda? Quem conhece sabe. E quem não sabe, fica na curiosidade.






